- Fabíola Oliveira

Entenda definitivamente o que é Inbound Marketing

Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing, tentou entender como funciona a técnica e ainda assim ficou com dúvidas? Então esse texto é para você. Nas próximas linhas você vai compreender o inbound definitivamente, de forma simples e de fácil entendimento. Vamos lá?

O que é?

Inbound Marketing, que também pode ser chamado de marketing de atração, consiste em técnicas de marketing que têm como objetivo atrair o público-alvo, em vez de correr atrás dele, ou interrompê-lo, como acontece no marketing tradicional.

Ok, então quem vai correr atrás da marca vai ser o cliente e não o contrário, certo? Certo, e pode parecer milagre, não é mesmo? Você deve estar se perguntando: por que o cliente vai correr atrás da minha marca?

Como funciona?

A resposta é simples: porque em vez de só produzir conteúdos de venda, que falam apenas sobre o seu produto ou serviço e sobre as qualidades deles, você vai produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo, que o ajude a entender e a resolver problemas. Simplificando, você vai produzir mais conteúdo relacionado a solução que você oferece, e em como você pode ajudar o seu cliente, do que conteúdo vendendo diretamente seu produto.

Certo, e como o meu cliente vai encontrar o meu conteúdo relevante, se eu não vou “correr” atrás dele para mostrar? Simples também: através de técnicas de marketing digital, entre elas SEO, SEM, segmentações, blog, e-mail marketing e redes sociais.

Essas técnicas seguem um processo, que consiste em: atrair o público interessado no seu negócio, converter esse público com conteúdos relevantes, vender a sua solução para esse público e, por último, encantar e se relacionar com esse público, para que ele volte a comprar de você e a te indicar. Essas etapas também são chamadas de “nutrição” de leads.

É importante entender que todo o processo de inbound marketing, para ser duradouro e eficiente, precisa contar com o auxílio de profissionais capacitados e de ferramentas específicas, que tornam o método mais automatizado e eficaz.

Para que serve? Quais as vantagens?

Todo esse processo de inbound marketing serve para otimizar a aquisição de clientes e o processo de vendas da empresa. Com o método, é possível mensurar os resultados dos investimentos e calcular o ROI, o retorno sobre o investimento.

Além da vantagem de conseguir medir o resultado de todas as ações de marketing, o inbound é também uma forma de gerar conteúdos que realmente façam a diferença para o cliente, mantendo, dessa forma, um relacionamento de confiança com ele. Ou seja, você atrai o público certo, se aproxima e ganha a confiança desse público e ainda consegue tornar o ciclo de vendas mais curto e barato.

Gostou do método de Inbound Marketing e quer saber se é possível aplicá-lo no seu negócio? Fale com a gente!

Leia também: O que são LEADS e tudo o que você precisa saber sobre eles.

 

 

- Thiago Duarte

3 coisas que podem prejudicar o seu Marketing Digital

Não adianta apenas desenvolver a sua estratégia de comunicação e não analisar os resultados e as opiniões dos seus clientes, afinal eles são a principal fonte de informações sobre o seu negócio. Algumas coisinhas sempre acabam escapando e podem prejudicar a experiência deles. Pequenos detalhes fazem a diferença na experiência do usuário e se alguma informação estiver diferente, pode até mesmo mexer com a confiança deles. Por isso, separamos 3 coisas que podem acabar com o seu Marketing Digital e você nem está percebendo.

 

  1. Os canais da empresa não conversam ou estão desatualizados: Alguma vez você já percebeu que as fachadas em uma rede social são diferentes das outras redes?! Pois é, essas pequenas coisas acontecem e são um grande problema! É muito feio que esses canais de comunicação da empresa estejam em desacordo e desatualizados, pois passa um sinal de desleixo. Todos os canais devem estar atualizados acompanhando a proposta atual da sua marca.

 

  1. O site existe, mas somente isso! Esse é um dos principais erros: ter um site apenas por ter. Ele fica lá, parado e sem atualizações, com as mesmas informações de sempre. O ideal é trazer um pouco de vida para ele, uma boa maneira de fazer isso é produzir conteúdo para um blog da empresa, trazendo mais opções para as pessoas acessarem. Essa ideia também ajuda no próprio buscador do Google, por isso é importante ter conteúdos que abordem palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, para que as pessoas cheguem até você de forma indireta e se interessem pela marca.

 

  1. Não entender ou não prestar atenção aos seus canais digitais: É crucial para que a sua estratégia de comunicação dê certo! Se os seus textos e materiais deixam as pessoas confusas, dificilmente alguém vai querer se relacionar com a sua marca. Por isso, prestar a atenção nas informações que você está passando é essencial. Pensa comigo, em um canal o assunto termina defendendo o lado A e no outro canal termina defendendo o lado B, você se sentiria confuso e não saberia em qual acreditar, certo?! Por isso, é importante prestar atenção na forma que a sua comunicação é distribuída nesses canais, para que eles possam se complementar e não confundir os seus clientes.

Leia também: Você gera leads nas redes sociais?

 

 

 

 

- Fabrine Jeremias

Você gera leads nas redes sociais?!

Gerar leads é um dos indicadores de que suas redes sociais estão dando resultados. Você tem feito isso?!

Um longo caminho é preciso pra chegar no cliente e conseguir o seu contato, assim como um time de vendas que traça toda uma estratégia pra chegar até o cliente, as redes sociais também funcionam assim. Se você não está gerando leads, alguma coisa está faltando na sua estratégia.

É fundamental entender que, sem relacionamento, você não gera contatos. Ou seja, se você usa suas redes sociais apenas para vender, sem agregar valor, sem apresentar conteúdo útil, dificilmente você vai captar leads. Pode até conseguir alguns em uma ação ou outra, mas para ter sempre sua base quente, é preciso investir em relacionamento.

Entenda o seu cliente, escute ele pra poder gerar conteúdo que interessa, que envolva e que conquiste. Faça ele fazer questão de fechar negócio com você. Ofereça dicas, textos, vídeos e postagens pra depois sim pedir algo em troca, como o contato.

Confira também: O poder das redes sociais para as empresas. 

 

- Carla Giassi

O poder das redes sociais para as empresas

Foi-se o tempo em que o acesso a empresas era difícil e complicado. Era preciso escrever uma carta e esperar pela resposta. A evolução trouxe benefícios, e claro, mudou para sempre as nossas relações comerciais.

Grande ou pequena, não tem jeito. Se não está nas redes sociais e no Google, ela simplesmente não existe. É fácil entender: quando você procura um serviço, aciona pela internet no próprio smartphone pra saber endereço ou telefone, certo?

Não adianta relutar. A internet é ferramenta poderosa para promover e impulsionar seus negócios. Se bem administrada, não há o que temer.

Aparecer de forma profissional, com conteúdo relevante, vai fazer você ser visto como autoridade no segmento que atua. O Facebook ainda é um dos melhores canais para informação, uma vez que permite vários formatos como textos, vídeos, imagens e gifs.

Para facilitar, as notificações vão te ajudar incrivelmente na forma de interação com seu público, sendo possível dar respostas rápidas, aumentando a possibilidade de realizar vendas.

O conteúdo aqui é extenso, e tem como aproveitar muito das redes sociais. Além do Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube estão cada vez mais na lista de prioridades de empresas.

Não dá pra ficar de fora! Aproveitar todo o potencial orgânico e também promocional (pago) das redes sociais, claro, com a criação de conteúdos profissionais e relevantes, só vai fazer seu negócio crescer e existir de fato e ganhar o mundo!

Confira também: 3 motivos para incluir micro influenciadores na sua estratégia de Marketing Digital.

 

- Fabíola Oliveira

3 Motivos para incluir Micro Influenciadores na sua estratégia de Marketing Digital

Certamente você já ouviu falar sobre influenciadores digitais, certo? De maneira resumida, são “celebridades” da internet, que produzem conteúdo ou compartilham seu lifestyle nas redes sociais e conquistam uma grande base de seguidores.

E os micro influenciadores, quem são? A lógica é a mesma, porém, os micro influenciadores têm uma base de fãs menor e mais segmentada do que os influenciadores que são verdadeiras “celebridades”. Micro influenciadores alcançam pessoas interessadas em assuntos mais específicos, de nicho, ou então de uma determinada comunidade ou região geográfica menor.

Eles podem ser verdadeiros especialistas no assunto que dominam, e gerar uma identificação muito maior com a rede de fãs, já que parecem mais reais e “gente como a gente”. Por isso, o investimento em parcerias com eles tem crescido cada vez mais, e é uma das tendências de Marketing Digital para 2019.

Ainda não se convenceu em apostar em micro influenciadores? Separamos 3 motivos para você investir nessa estratégia:

1 - Valor de investimento mais acessível

Você sempre escuta falar sobre a importância de trabalhar com influenciadores na sua estratégia de Marketing Digital, mas acredita que o seu orçamento não é suficiente para isso? Então, investir em micro influenciadores pode ser uma alternativa mais acessível.

Por não serem grandes celebridades da internet, e alcançarem um público menor, normalmente o valor cobrado por eles para parcerias é mais em conta do que o valor cobrado por grandes influenciadores.

2 – Engajamento maior com público qualificado

O investimento em micro influenciadores pode ser menor, mas o retorno não deixa nada a desejar. Normalmente, micro influenciadores não oferecem um alcance tão grande quanto o oferecido por grandes influenciadores, mas conseguem um engajamento muito maior com o público, justamente por serem mais próximos, e compartilharem assuntos mais específicos, que realmente interessam aos seus seguidores.

3 – Comunicação mais autêntica

A proximidade com a realidade do público-alvo e o compartilhamento de experiências e informações sobre assuntos mais específicos, que eles realmente dominam com propriedade, gera mais autenticidade, identificação e confiança na relação entre o micro influenciador, seus seguidores e a marca.  

Essa relação de confiança, é muito importante, já que a opinião do micro influenciador tem um peso maior na decisão de compra de seus fãs, que confiam mais nele.

Leia também: Por que é importante responder TODOS os comentários nas mídias sociais?!

 

- Thiago Duarte

Por que é importante responder TODOS os comentários nas mídias sociais?!

Pode parecer simples e o mínimo que se deve fazer, certo?! Mas é aí que muitas empresas se perdem e deixam de fechar negócio com seus clientes!

Imagina um cliente que está precisando muito de um serviço ou produto e após longas pesquisas na internet ele encontra a sua página. Ele entra em contato com a sua empresa e fica esperando a resposta, mas ela nunca chega. O que ele faz?! Ele guarda uma má impressão da marca, fala mal dela para amigos e acaba comprando de outra empresa.

Esse é o cenário atual da maioria das empresas que não respondem todos os comentários na internet.

Separei alguns motivos para você entender a importância de responder toda e  qualquer interação com a sua empresa, vem ver:

  • Se você quer estar presente na internet, deve estar TOTALMENTE presente. E responder o seu público faz parte dessa presença. Se você não responder, seu cliente pode optar pelo concorrente. Afinal, ele está perguntando ou interagindo com a sua marca e quer se sentir seguro com a escolha.
  • Você cria um relacionamento com seu cliente, fazendo ele se sentir especial, assim, você pode fidelizar ele apenas realizando um bom atendimento. Um cliente com dúvidas não fecha negócio, por isso, fique atento para esclarecer todas as suas dúvidas.
  • Ele está de olho nas suas respostas. Mesmo que ele não tenha feito a pergunta ainda, se engana a empresa que pensa que ele não está olhando as perguntas já feitas por outros clientes, afinal, a sua dúvida pode já ter sido respondida. Por isso é importante dar atenção a todas as dúvidas dos seus clientes.
  • E não vale apenas para as dúvidas. Os comentários também são uma espécie de Feedback do seu trabalho e uma excelente oportunidade de melhorar o seu serviço ou produto. E pense pelo lado positivo, alguém entrou em contato com você, logo, é sinal de que se interessa pela sua marca ou produto!

Lembre-se que: mensagem visualizada, deve ser mensagem respondida!

Leia também: Dicas SEO para redatores em 2019.

 

 

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