- Elariana Fernandes

Sua empresa está presente – de verdade – nas redes socais?

A gente sabe que a tendência do marketing digital pegou mesmo e que quem não entrou nessa onda pode estar perdendo grandes oportunidades de alavancar sua carreira ou o seu negócio, não é?

Há quem diga que as empresas que optam por não levar seus produtos e serviços para os canais digitais estão caindo no esquecimento, como até diz aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

Entretanto, não basta tão somente estar no meio digital. Esse canal, mais do que outros, exige estratégias bem elaboradas para poder oferecer resultados. E aí vale analisar pontos como, conteúdo, engajamento, interações, se você está anunciando ou não, se anuncia da forma correta e se está oferecendo aquilo que o seu público quer de fato quer receber.

Quando a conta está oferecendo, do jeito certo, aquilo que as pessoas desejam receber, a chance de sucesso é grande. Mas, é aí que chegamos onde queríamos: você está de verdade nas redes sociais?

Muitas empresas hoje se dispõem a criar canais e anunciar seus produtos nas mais variadas mídias, se colocando a disposição do cliente com informações e serviços e quando, finalmente, o cliente entra em contato por algum dos canais  em que a empresa se coloca disponível, não obtém respostas.

Por exemplo, você faz um post de um determinado produto, dá informações básicas sobre ele e o anuncia, porém quando o cliente chama por meio de inbox, comentários, chats e outros, acaba deixando o cliente em potencial sem resposta. As chances de as pessoas que não recebem resposta migrarem para outras marcas é grande. Afinal, ela está ali buscando por soluções rápidas.

Por isso, em se tratando de mídias digitais, é indispensável que a sua empresa tenha consciência da importância de disponibilizar um atendimento rápido e objetivo também voltado para os canais de conversa direta com o cliente. Monitorar as redes avaliando e respondendo comentários, menções, directs, inbox, recomendações, etc.

O cliente quer atenção, por isso, mostre a ele que você também se interessa e que ele é importante. Faça com que ele se sinta próximo da sua marca. Ah, isso vale inclusive para os comentários negativos, tá? Uma experiência negativa com o seu serviço ou produto pode ser resolvida de forma muito mais fácil se você der atenção ao problema do seu cliente quando ele precisa.

Gostou das dicas? Leia também: Você tem acesso ao relatório de métricas?

Aguarde...