- Fabrine Jeremias

Você lembra como escolheu as últimas 3 coisas que comprou?!

Desde sempre somos influenciados nas decisões: família, amigos e – REDES SOCIAIS – um conhecido posta, um influencer compartilha e tomamos decisões de compra. Você consegue lembrar no que foram baseadas as suas últimas 3 compras?!

A prova social tem grande influência em nossas vidas, afinal, são pessoas usando ou mostrando serviços e podemos imaginar como será tê-los. Uma amiga que comprou uma escova modeladora e fez vídeos mostrando como o cabelo fica bom, um amigo que pegou uma estadia no Airbnb e se divertiu, uma influenciadora que contratou uma limpeza de sofá que fez milagre. A prova está ali, posso confiar certo?!

Ano passado, já na pandemia, 86% dos brasileiros conectados à Internet, com mais de 18 anos, compraram algo novo pela web. A maioria, cerca de 38%, fez de 2 a 5 compras e 11.1% mais de 10 compras. Fonte: Relatório Conversion.

A grande questão é que as coisas estão a alguns cliques de distância, digo, de compra. O impulso precisa ser controlado para não ter arrependimentos e alguns pontos ajudam a acertar na compra: checar a idoneidade da empresa, pesquisar se tem muita reclamação do produto, verificar se a marca responde as pessoas nas redes sociais, são algumas coisas que evitam dor de cabeça.

Confira também: A importância de segmentar seu conteúdo.

 

 

- Fabrine Jeremias

A importância de segmentar seu conteúdo

Você cria conteúdo para as redes socais, posta, anuncia e não sente resultado em todo o processo?! Isso pode acontecer por dois fatores, o primeiro é que você pode não estar mensurando o que é relevante pra entender o resultado ou, está tentando conversar com “todo mundo” sem segmentar. E, é sobre esse segundo ponto que vamos conversar agora.

Quando falamos em segmentar, é que você precisa conversar com quem realmente é seu cliente, fazer conteúdos voltados para o comportamento dele. Por exemplo, durante esses dias, devido a pandemia, ele tem tido comportamento diferente? O que mudou na vida dele? Seu produto ou serviço pode oferecer algum conteúdo para ajudar nesse processo?

Segmentar é compreender que cada pessoa tem seus hábitos, histórias e sonhos. A partir disso, seus conteúdos farão sentido e, as chances de converter em vendas ficam maiores. Isso vai desde a imagem que você escolhe para o público se identificar, até o tipo de texto e linguagem que você vai escrever.

Além de segmentar seu tipo de conteúdo, na hora de criar os anúncios, você precisa ser o mais específico possível. Por exemplo, no Instagram e Facebook, escolha os cargos que a pessoa pode ter, idade, gênero, regiões, mas principalmente o direcionamento detalhado: são pais de crianças pequenas? São pessoas que viajam frequentemente? Mulheres que buscam atividade física? Pessoas que ficaram noivas nos últimos 6 meses? Tudo isso é possível detalhar ao anunciar e, assim ser muito mais assertivo. Lembrando que cada publicação pode ter um direcionamento diferente, fique atento e sempre que puder edite seus públicos para estar atualizado.

Confira também: https://www.inspiraon.com.br/blog/77/como-e-seu-processo-criativo

- Júlia Hahn

Anúncios de remarketing, entenda a importância

Você já deve ter percebido ao longo dos últimos anos anúncios pipocando em seu computador e celular sobre produtos de sites que você recém visitou, são chamados por “anúncios de remarketing”.

A importância de promover anúncios de forma segmentada é cada vez mais essencial para a otimização da verba investida pela marca, assim como conhecer bem o público, ou seja, criar uma persona condizente para os conteúdos gerados para facilitar a criação de anúncios segmentados.

Com o marketing digital é possível delimitar de forma mais clara e assertiva a etapa da jornada de compra dos usuários, filtrando-os com o auxílio de dados e ações específicas de remarketing. Uma das funções do pixel do Facebook, este instalado no código do site, é coletar dados sobre conversões e tráfego dos usuários. Isto permite criar públicos mais específicos e personalizados, conforme a ação de cada pessoa.

Anúncios de remarketing podem servir para lembrar o consumidor de finalizar uma compra ou também apenas relembrar que ele já desejou determinada marca ou produto, alimentando o desejo do consumidor. Caso o usuário acesse apenas a página principal da marca e não visualize nenhum produto, pode ser criado um anúncio abrangente, focando em pessoas que passaram pela página inicial em determinado período. 

Na situação em que usuários acessam a página de um tênis esportivo feminino, o pixel terá coletado dados de todas as pessoas que passaram por este produto, provavelmente sendo em sua maioria mulheres com alguma afinidade esportiva, mas o anúncio de remarketing também não dispensará outras pessoas que estiveram na página com outros perfis.

Um anúncio de remarketing, focado na venda do produto, é criado apenas com a audiência que já esteve na página visualizando o modelo “x” de tênis, pois irá conversar diretamente com pessoas que possuem ou já possuíram interesse na compra, mas não finalizaram ainda. Podendo ser a pessoa que irá fazer uso do produto ou a que presenteará. Algumas marcas após determinado período de visualização do produto criam anúncios com descontos, que aparecem apenas para os usuários que navegaram na página de interesse, sendo este mais um argumento de venda para o usuário finalizar a compra. Os anúncios de topo de funil, com objetivos de alcance ou reconhecimento de marca são tão importantes quanto os de remarketing, um não exclui o papel do outro, sendo este parte importante do processo de venda. 

Confira também: Como é seu processo criativo?

- Amanda Emerim

Como é seu processo criativo?!

Falar sobre processo criativo é algo muito pessoal. Algumas pessoas se sentem mais inspiradas ouvindo música, podcast ou um audiobook. Outras precisam de total silêncio para se concentrar e as ideias começarem a surgir.

As duas técnicas de produzir estão corretas. Cabe a você conhecer seu processo, testar o que dá certo, que te traz inspiração e faz a maquininha de ideias funcionar. Porém, não basta só ter uma técnica, tanto uma como a outra precisam de uma fonte, e essa fonte precisa ser abastecida constantemente, ou seja, criar repertório.

A criatividade se alimenta de repertório, do que vivenciamos, lemos, aprendemos, visualizamos, e se não fazemos nada para aumentar esse repertório, nada de ideias. Sabe aquele dia que você sente que as coisas não estão fluindo? Se sentindo ocioso, improdutivo? Que tal ouvir uma música, um podcast? Assistir um filme? Buscar novas referências, profissionais que você admira, se inspira.

As vezes é preciso sair do comum, experimentar novas leituras, começar um curso sobre uma ferramenta que nunca usou, mas que tem curiosidade de entender como funciona. Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para investir em você. A internet nos possibilita uma infinidade de conteúdos gratuitos, basta realizar uma busca sobre o assunto de seu interesse.

Pare de olhar o trabalho de outro profissional e se sentir frustrado, pensando que só você não consegue e que de forma mágica as ideias aparecem apenas para ele. Você não conhece o repertório e o processo criativo dele. Busque inspiração e motivação em seus colegas e construa o seu método, o que te deixa mais confortável. E lembre-se sempre, alimente sua fonte, uma fonte abastecida jamais estará seca.

Confira também: 3 dicas para hashtags.

 

 

 

- Ínali Vieira

4 dicas para você compor fotos incríveis com o seu celular

Para quem é empreendedor, mostrar o seu produto ou serviço nas redes sociais é uma ótima ferramenta para conquistar novos clientes. Mas pra isso é super importante apresentá-los de maneira criativa, um dos diferenciais sem dúvida é uma boa imagem com bons ângulos e perspectivas onde valorize o seu produto, por isso separamos 4 dicas pra você melhorar a forma como você apresenta seu produto na internet.

1. Use a regra dos terços

No seu celular, você pode utilizar a grade de marcação, a tela é dividida em 9 partes e você consegue enquadrar a foto e os elementos da foto.

2. Espaços negativos

Sempre deixe espaços “em branco” na imagem, não tente preencher a foto/tela inteira com muitas informações porque acabará poluindo a imagem. Desse modo o seu produto terá um destaque maior.

3. Perspectivas diferentes

O celular nos traz inúmeras possibilidades de ângulos e perspectivas diferentes pela facilidade de posicioná-lo, sem contar que hoje conseguimos encontrar acessórios bem acessíveis para melhorar ainda mais suas produções, como: tripés, suportes e até mesmo algumas lentes. Use a abuse da sua criatividade testando diversas possibilidades.

4. Busque sempre referências

Uma dica preciosa é sempre pesquisar por referências em sites como Pinterest, Behance e até mesmo o Google. Pois assim você irá estimular a sua criatividade aplicando suas novas ideias em seu cenário atual. Facilitando ainda mais a produção das suas fotos.

Claro que uma boa câmera é essencial, mas hoje a tecnologia já nos oferece vários smartphones com câmeras incríveis que nos permitem criar ótimas composições fotográficas. Aproveite as dicas e melhore a forma como você apresenta o seu trabalho.

Confira também: Você tem acesso ao relatório de métricas?

- Elariana Fernandes

Sua empresa está presente – de verdade – nas redes socais?

A gente sabe que a tendência do marketing digital pegou mesmo e que quem não entrou nessa onda pode estar perdendo grandes oportunidades de alavancar sua carreira ou o seu negócio, não é?

Há quem diga que as empresas que optam por não levar seus produtos e serviços para os canais digitais estão caindo no esquecimento, como até diz aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

Entretanto, não basta tão somente estar no meio digital. Esse canal, mais do que outros, exige estratégias bem elaboradas para poder oferecer resultados. E aí vale analisar pontos como, conteúdo, engajamento, interações, se você está anunciando ou não, se anuncia da forma correta e se está oferecendo aquilo que o seu público quer de fato quer receber.

Quando a conta está oferecendo, do jeito certo, aquilo que as pessoas desejam receber, a chance de sucesso é grande. Mas, é aí que chegamos onde queríamos: você está de verdade nas redes sociais?

Muitas empresas hoje se dispõem a criar canais e anunciar seus produtos nas mais variadas mídias, se colocando a disposição do cliente com informações e serviços e quando, finalmente, o cliente entra em contato por algum dos canais  em que a empresa se coloca disponível, não obtém respostas.

Por exemplo, você faz um post de um determinado produto, dá informações básicas sobre ele e o anuncia, porém quando o cliente chama por meio de inbox, comentários, chats e outros, acaba deixando o cliente em potencial sem resposta. As chances de as pessoas que não recebem resposta migrarem para outras marcas é grande. Afinal, ela está ali buscando por soluções rápidas.

Por isso, em se tratando de mídias digitais, é indispensável que a sua empresa tenha consciência da importância de disponibilizar um atendimento rápido e objetivo também voltado para os canais de conversa direta com o cliente. Monitorar as redes avaliando e respondendo comentários, menções, directs, inbox, recomendações, etc.

O cliente quer atenção, por isso, mostre a ele que você também se interessa e que ele é importante. Faça com que ele se sinta próximo da sua marca. Ah, isso vale inclusive para os comentários negativos, tá? Uma experiência negativa com o seu serviço ou produto pode ser resolvida de forma muito mais fácil se você der atenção ao problema do seu cliente quando ele precisa.

Gostou das dicas? Leia também: Você tem acesso ao relatório de métricas?

Aguarde...