- Thiago Duarte

Shadowban no Instagram: Entenda o que é e como evitar

Não seguir as diretrizes do Instagram pode acarretar problemas sérios para a sua conta, como diminuição do alcance e baixa entrega das suas postagens e anúncios. Uma dessas penalidades é conhecida como Shadowban!

Mas o que é Shadowban no Instagram? Ele é uma espécie de “castigo” do algoritmo do Instagram, caso sua publicação ou perfil use alguma hashtag banida. Essas hashtags são aquelas que vem recebendo denúncias e acabam sendo banidas pelo próprio Instagram, entrando na lista de proibições.

Com ele a sua conta não é excluída, porém sua publicação entra em uma espécie de limbo, onde você não consegue localizar sua postagem no explorar ou mesmo ao clicar na hashtag. Sem contar o alcance da sua postagem que diminui, o que deixa o valor para veicular o anúncio dela muito maior.

Como evitar o shadowban?!

A melhor forma de evitar é seguir todas políticas e termos determinados pelo Instagram, outras formas são:

  • Não fazer uso de serviços pagos ou automatizados para o crescimento da conta;
  • Antes de incluir novas hashtags, confirme se elas não estão sob denúncia na rede social. Para isso, basta procurar por uma hashtag no Instagram e em seguida, rolar até o fim da página. Se nenhuma mensagem de aviso for exibida, a tag está de acordo com a política de uso.

Caí na lista do Shadowban, e agora?!

Uma vez que a sua conta esteja na lista de proibições do shadowban, remova todas as hashtags usadas nas últimas postagens por meio da ferramenta de edição de legenda. Geralmente, você sai da lista entre 24 horas e algumas semanas, a partir do momento em que sua conta passa a seguir todas as políticas corretamente.

Leia também: 3 dicas para aproveitar o uso de hashtags

 

Aguarde...