- Fabíola Oliveira

O que são LEADS e tudo o que você precisa saber sobre eles

Você já deve ter ouvido a expressão “lead”, mas você sabe o que ela significa? No Marketing Digital, lead é todo potencial cliente que já tenha demonstrado algum interesse pelo produto ou serviço que você vende, ou seja, os “leads” são oportunidades de negócios que você pode conquistar para efetivar uma venda.

Como identificar um lead?

Você identifica um lead a partir do momento que ele demonstra algum interesse pelas soluções que você oferece. Esse interesse pode ser demonstrado por uma assinatura na sua newsletter, pelo preenchimento de dados de um formulário no seu site ou em uma landing page, ou até mesmo em um contato por inbox ou direct para esclarecimento de alguma dúvida.

E como eu faço para gerar leads?

Para gerar leads, basicamente, você precisa atrair visitantes para o seu site, com conteúdo de valor, e em seguida, transformar os visitantes mais engajados em leads, oferecendo um conteúdo em troca do cadastro deles (contatos). O conteúdo de valor e a oferta de troca dependem, e variam de acordo com a sua estratégia de Marketing Digital.

Consegui minha base de leads, e agora?

Depois que você conseguiu atrair tráfego para o seu site, e converter os visitantes em leads, chegou a hora de “nutrir” esses leads, ou seja, se relacionar com eles, e oferecer mais conteúdos até que estejam qualificados e prontos para serem encaminhados para o time de vendas, para fechar negócios efetivamente.

Todo esse processo de atração e nutrição de leads é baseado em estratégias de Inbound Marketing, e leva em conta a Jornada do Consumidor, e a geração de conteúdo e qualificação dos leads com base no Funil de Vendas, tudo isso com a ajuda de ferramentas de Automação de Marketing.

Leia também: Venda mais com o mercado de nicho na internet.

 

Aguarde...