- Fabíola Oliveira

As 5 Redes Sociais mais usadas no Brasil

As redes sociais se consolidaram como importantes ferramentas de comunicação, relacionamento, entretenimento, pesquisa e, é claro, negócios. Aqui no Brasil, segundo relatório We Are Social, 58% da população usa as redes sociais ativamente, o que representa, pasmem, mais de 120 milhões de usuários ativos. Mas você sabe quais são as redes mais usadas no país?

Facebook e Messenger

O Facebook ainda é, sem dúvida nenhuma, a rede social mais usada pelos brasileiros, e o Messenger, o aplicativo de mensagens integrado a ele, pega carona nesse sucesso. Além de ainda ser a rede social queridinha dos usuários brasileiros, o Facebook também é a rede social mais utilizada pela maioria das empresas em suas estratégias de marketing digital.

WhatsApp

O WhatsApp deixou de ser “apenas” um aplicativo de bate-papo e se tornou uma ferramenta poderosa de comunicação, relacionamento e compartilhamento de informação. Mais de 120 milhões de pessoas utilizam ele aqui no Brasil, e as empresas encontram inúmeras oportunidades com a versão para negócios, o WhatsApp Business.

YouTube

A maior plataforma de vídeos do mundo está também entre as 5 redes sociais mais usadas no Brasil. O sucesso dos yotubers, os produtores de conteúdo da rede social, é prova de que os usuários passam muito tempo nela. Mais uma ótima opção para estratégias de marketing digital e geração de negócios.

Instagram

Essa é a rede queridinha do momento! Com altos índices de engajamento, e atualização constante das suas funções e formatos de conteúdo, como os Stories e IGTV, o Instagram figura disparado como a rede social preferida dos usuários atualmente. Há, inclusive, muitas empresas que comercializam seus produtos apenas dentro da rede, com a opção do Instagram Shopping ou com negociação por direct.

Twitter

Ele está entre as 5 redes sociais mais usadas no Brasil, mas meio capenga. É que o número de usuários ativos do Twitter tem caído constantemente no país. Algumas empresas também deixaram de investir na rede social. Mesmo assim, o volume de interações do Twitter não pode ser desprezado. Se usado com estratégia, ele ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação, posicionamento e geração de negócios.

 

Aguarde...