- Carla Giassi

Responder rápido é se importar

Sua empresa está nas redes sociais mostrando seus produtos e serviços, quer vender mais, atrair mais clientes. Como você trata esse consumidor físico em potencial, nas redes sociais?

Monitorar o que é falado ou solicitado sobre sua empresa nas redes sociais, é tão importante quanto vender seu produto na loja.

Parece simples falar sobre isso porque realmente é simples, mas vale ouro pra quem recebe o retorno, e certamente vai ser um diferencial na hora de escolher onde comprar.

O monitoramento também ajuda a traçar um perfil do consumidor para entender o que eles mais desejam. Críticas, elogios e comentários dão um excelente feedback, e a partir daí, é possível planejar novas estratégias de comunicação, reposicionamento da marca e influência sobre o público alvo e concorrentes.

Se a propaganda é a alma do negócio, as redes sociais são a propaganda mais interessante no custo-benefício para empresas com pouco capital para publicidade em veículos tradicionais.

Planejar o monitoramento dá trabalho, mas vale todo tempo investido nele.

Pequena ou grande, a empresa deve responder toda e qualquer pergunta. Precisa dizer que não é só responder? É dar bom dia, boa tarde ou boa noite e agradecer no final. Pode parecer banal, mas tem empresa que não faz isso, responde apenas o básico e com uma linguagem “seca”. Um “boa tarde” cria empatia de cara, e complementado com a informação e até um emoji simples, só traz ganhos.

Fuja das respostas prontas, do tipo robô. São mais fáceis, mas o consumidor quer falar com uma pessoa, humano de preferência. Mais um ponto pra empatia, responder de forma padronizada, porém com um ou outro sentimento nas palavras. Se ele recebe uma resposta eficaz e com o que ele precisa, estará satisfeito e vai procurar novamente a empresa.

Para monitorar da melhor maneira, saiba o que seu cliente deseja, qual os objetivos da empresa e alinhe com as estratégias de marketing. Claro que comentários negativos ou reclamações vão acontecer. Mas eles merecem ainda mais atenção no monitoramento e uma solução o mais breve possível.

Jamais deixe seu consumidor sem resposta. Um cliente sem resposta espalha para 3 pessoas ou mais o mau atendimento. Então, pense no monitoramento como uma das mais importantes estratégias da sua empresa nas redes sociais.

Confira também: Qual a quantidade de vezes que devo postar nas redes sociais?!

 

 

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