- Carla Giassi

Como criar bons títulos e as pessoas clicarem neles

Seu texto é excelente, a programação é agendada para os melhores horários nas suas redes sociais, mas a sua atualização recebe poucos likes. O que aconteceu? Pode ser o título dele!

O título, seja de um texto no blog ou do post, é um dos elementos mais importantes para aumentar a capacidade de compartilhamento. Um conteúdo atrativo é essencial. A maioria das pessoas observa apenas as três primeiras palavras ou as três últimas dos títulos. E apenas um quinto, leem o texto depois de passar pelo título.

Um título provocante aumenta o engajamento pois interage com o usuário positivamente. Porém, o conteúdo do texto deve manter a coerência com o título. Isso cria boa impressão e interação, já que o usuário vai ficar mais tempo no seu site ou blog.

Mas como fazer um título que gere engajamento?

Fale com seu público, como se estivesse conversando com ele. A palavra “você” é uma das que estão no topo para proporcionar mais interação. Incrivelmente, as palavras comuns são as que mais chamam a atenção. Um título começando por “Você sabia que...”, atrai muito mais.

Colocar no texto a palavra “listas” chama atenção de quem quer dicas rápidas e práticas. Um exemplo: “5 dicas para...”. Títulos com perguntas e números sempre geram curiosidade maior, sendo essa sua maior efetividade: despertar a curiosidade.

Outra palavra que gera atenção, é “como”. Um exemplo: “Como fazer um bolo sem farinha”.

Quando for escrever um título pense se ele tem utilidade para você. Os consumidores fazem essa pergunta antes de clicar no conteúdo. Eles também precisam sentir urgência, ou seja, se não lerem vão perder informações valiosas. Por fim, títulos curtos também são sempre melhores.

Confira também: Será que a criatividade é um dom?

Aguarde...