- Bian Philippi

5 dicas para começar um bullet journal

Ser organizado, assim como muita coisa na vida, é questão de aprendizado, treino e prática. Não se acorda sendo organizado do nada, e é bacana você sempre testar novas formas de organização que melhor funcionem para sua vida.

O Bullet Journal é um desses sistemas de organização, muito prático e funcional, onde você pode customizar seu conteúdo de acordo com suas necessidades. Assim não há desculpa para você ter esquecido um compromisso, se perdido no episódio da série ou se atrapalhado nas contas da viagem que ia fazer no próximo mês. Muito mais que uma agenda, você literalmente pode fazer páginas sobre qualquer coisa e ir testando para ver o que você precisa para ser uma pessoa mais organizada.

Se você não tem ideia de como começar seu BuJo, fica atento nessas 5 dicas que separei para todo mundo que tá um pouco perdido nessa história de diário em tópicos.

1 . O teste é seu melhor amigo.

Nada melhor para saber o que funciona ou não, do que ir testando. Até pequenas mudanças como trocar os itens escritos na horizontal, pela vertical, podem fazer uma grande diferença na forma como você visualiza e se organiza dentro das páginas. É sempre legal, também, criar páginas novas para organizar coisas que você costuma usar muito (como listas de livros lidos ou séries que acompanha), ou até o que vai usar só uma vez (como checklists de viagem). Se não der certo e você desistir de usar aquelas páginas, tá tudo bem mudar ou abandonar aquela coleção.

2. Se inspire nas coleções.

A internet é um lugar maravilhoso para você encontrar coleções de páginas e ideias incríveis para seu Bullet Journal. Tanto para descobrir uma forma nova de montar as suas páginas existentes, quanto para achar novas coleções que você não fazia ideia do quanto precisava. Ficou sem ideia? Dá um Google, uma checada no Pinterest, e se inspire.

3. Bullet Journal não foi feito para ser bonito.

Se você já conhecia o método pelo Pinterest e Instagram, mas ficou com medo de fazer pois não tinha aquela “habilidade manual”, pode ir parando. O Bullet Journal foi feito para ser prático e funcional e você não precisa passar horas enfeitando e colando adesivos, mas, se quiser arriscar e soltar a criatividade, vai fundo.

4. Frequência é uma palavra chave.

Ter um Bullet Journal é bem legal, mas usar ele é mais legal ainda. Crie o hábito de sempre atualizar ele. Carregue o caderno com você e anote sempre que possível. Uma boa dica é sempre deixá-lo aberto na sua mesa de trabalho e olhar antes de dormir e na hora de levantar.

5.  Comece agora.

Para começar você só precisa de um caderno e uma caneta. Não espere os melhores materiais, diversos marcadores coloridos e uma caligrafia impecável para começar. A ideia do Bullet Journal é ser prático e te ajudar a se organizar, e que forma melhor de fazer isso do que parar de procrastinar e começar agora?

Confira também: Porque é importante manter a frequência nas redes sociais?

 

Aguarde...