- Fabrine Jeremias

O que é a Internet das Coisas?

Você sabe como tem sido o mundo com as "coisas conectadas"?! É daí que veio o termo internet das coisas. É um conceito tecnológico em que todos os objetos se conectam à internet, agindo de modo inteligente e sensorial.

 

A sua geladeira monitora seus produtos e acabou o leite, já começa a conectar com o supermercado e fazer o pedido. Você precisa de um parafuso, procura um na internet e imprime em sua impressora 3D. Sua roupa ter informações do seu organismo, verificar qualquer mudança e enviar para o sistema do seu médico. 

 

Parece algo futurista, mas não é. Estamos já vivendo na internet das coisas, onde estamos cada vez mais conectando “coisas” que, se formos analisar, ajudam a otimizar o nosso tempo. 

 

O seriado Black Mirror (Netflix) mostra um mundo vivendo a internet das coisas em um nível mais avançado. Com uma crítica visível e importante de que o que nos espera não é o problema que a tecnologia pode trazer e sim a mudança do ser humano. A série, mais do que tecnologia, fala de comportamento. 

 

Gostar ou não de internet e tecnologia é uma escolha, mas é fato que toda mudança na cultura traz mudança de comportamento, muda a forma de vender produtos e serviços, de se comunicar. Então se você é empresário, ou trabalha com comunicação, fique por dentro desse mundo que está batendo na nossa porta já faz algum tempo.

 

Segue vídeo explicativo para quem quiser saber um pouco sobre como funciona a internet das coisas: aqui. 

 

Leia também: O que fazer com uma crítica nas redes sociais. 

 

Aguarde...